MUDANÇAS PARA A PRÓXIMA MATRÍCULA.
Na última sexta-feira, além da liberação do resultado do processamento de matrícula, o SIGAA foi atualizado com algumas mudanças acordadas em reunião do Comitê de Implantação, visando diminuir os principais problemas relatados pelos discentes e por algumas faculdades. Dentre as mudanças, destacam-se:
1- Cálculo do período atual do discente no momento da matrícula.
O SIGAA previa que o calendário acadêmico seguisse uma ordem lógica: lançamento de conceitos do período anterior -> cálculo do período atual dos discentes -> oferta de turmas -> solicitação de matrícula -> processamento de matrícula -> reoferta de turmas -> processamento da reoferta. Porém, essa ordem foi quebrada no momento em que o período de ajuste de turma foi reaberto, mesmo com o período de solicitação de matrícula em curso. Além disso, como muitos conceitos não foram lançados no prazo e o cálculo do período do discente já havia sido executado, alguns discentes ficavam com o período atual inferior ao período correto, como se estivessem fora do bloco. Agora, o período atual do discente será calculado a cada tentativa de solicitação de matrícula. Percebam que, se vocês estiverem sendo considerados fora de bloco devido ao não lançamento de conceitos, basta que o docente lance (e finalize) seus conceitos (se for aprovação) que, automaticamente, serão alocados no bloco correto e poderão solicitar matrícula.
2- Não obrigatoriedade de solicitar matrícula em turma que ocorre em outros turnos (NÃO ENTRA NESSA NOVA REGRA QUEM FOR DE TURNO INTEGRAL - MTN)
Antes, quando a faculdade não ofertava turma em um determinado turno (por exemplo, por falta de docente), mas ofertava em outro turno, caso reservasse vagas para os dois turnos, o SIGAA obrigava o discente que possui essa turma como uma obrigatória do bloco ou atrasada a solicitar matrícula nela, independente do horário. Agora, se a turma for de um outro turno, a solicitação de matrícula será opcional.
3- Nova forma de calcular dependências.
Antes, o SIGAA calculava as dependências de um discente a partir do que já foi cumprido de sua estrutura curricular. As disciplinas de períodos anteriores que nunca foram ofertadas pela faculdade eram contabilizadas como disciplinas não vencidas, fazendo com que muitos discentes ficassem fora do bloco, por estarem com mais de três não vencidas, seja por dependência ou não oferta, exigindo o avanço manual do período do discente, solicitado pela faculdade e realizado pelo CIAC. Agora, o cálculo das dependências tem por base o histórico de reprovações e matrículas. Caso o discente não tenha reprovação ou não esteja matrículado na disciplina, não será contabilizada como dependência não vencida. Observem que a situação "Matriculado" nas disciplinas dos blocos anteriores indica que o docente ainda não lançou o conceito, então, essas disciplinas são consideradas como dependência. Por isso, sugerimos aos discentes e diretores de faculdade que procurem cobrar dos seus professores o lançamento do conceito no tempo determinado no calendário acadêmico, para que não passem por esse tipo de problema na próxima matrículas.
O QUE NÃO MUDOU?
- Choque de horário: o SIGAA não permite que um docente esteja alocado em duas turmas diferentes no mesmo horário e nem que um discente esteja matriculado em duas turmas que sobreponham qualquer horário. Portanto, quem não conseguir solicitar matrícula devido ao choque de horário, sem possibilidade de escolher outra turma sem choque, deverá dirigir-se ao seu instituto relatando a situação.
- Obrigatoriedade de solicitar matrícula em turma de disciplina obrigatória do bloco atual, ofertada no turno correto: Não há possibilidade de desmarcar a seleção de uma turma do seu bloco atual, se esta for obrigatória para o seu bloco e se foi ofertada no seu turno. Caso você não possa cursar a turma, deverá entrar em contato com sua faculdade.
ESCLARECIMENTOS
- Quem faz a oferta de turmas?
A oferta é feita exclusivamente pelas faculdades e pelo instituto/campus. A faculdade solicita a turma, reserva as vagas para cada matriz, sugere um docente e escolhe o horário. O instituto/campus vincula o docente (pois os docentes da UFPA pertecem ao Instituto/Campus e homologa a turma, dentre outras possibilidades, como negar a solicitação, unir turmas, sugerir alteração do horário, alocar vagas para ampla concorrência, etc.
Não há qualquer interferência do CIAC ou CTIC na oferta de turma.
- Qual unidade procurar quando estiver com problemas nos meus dados pessoais?
Primeiramente, procure a secretaria do seu curso. Caso seja constatado o problema, será solicitada a correção ao CIAC.
- Qual unidade procurar quando estiver com problema de acesso ao SIGAA, como problema no login, e-mail, senha, ou no autocadastro?
Procure o CTIC.
- Qual unidade procurar quando estiver com problema na emissão de algum documento no sistema, ou recebendo mensagem de "Comportamento Inesperado"?
Procure o CTIC.
- Qual unidade procurar quando ninguém consegue dar um direcionamento ao meu problema?
Em casos de impasses, podem entrar em contato com a Ouvidoria da UFPA. A reclamação pode ser feita online no site http://www.ouvidoria.ufpa.br/
- Notei que minha estrutura curricular não está correta, quem devo procurar?
Relate o problema a sua faculdade, para que esta providencie a correção junto ao CIAC.
- Mudança de Turno, quem devo procurar?
A solicitação de mudança de turno deverá ser feita à faculdade, a execução, caso a faculdade aprove será feita pelo CIAC.
Obs.: Caso encontrem alguma informação equivocada, nos informe para que façamos a correção.
Obs2.: Algumas páginas de faculdades que curtiram esta página, se precisarem de algum auxílio na reoferta de turma, podem nos contactar por aqui ou pelos e-mails que vocês conhecem.
CURTA A PÁGINA DO SIGAA - UFPA PARA FICAR POR DENTRO DAS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES







